Transporte

Duas linhas de ônibus intermunicipais servem Rio Doce. Uma, saindo de Ponte Nova, segue para Dom Silvério indo até João Monlevade (Lopes & Filhos). A outra (Gontijo), saindo de Rio Doce, vai até Belo Horizonte, via Monlevade. Por todo o município circulam ônibus da Prefeitura que atendem, em horários específicos, os moradores do perímetro urbano e localidades rurais. O transporte escolar atende diretamente o estudante do ensino público. Aí está incluído o transporte de estudantes de cursos técnicos ou faculdades em cidades vizinhas. Veículos em bom estado, motoristas cordiais, disponibilidade para viagens de estudos ou lazer, são outra forma de atendimento às necessidades dos jovens, assim como de atletas, músicos e da terceira idade.

A frota da Prefeitura cresceu exponencialmente nos primeiros anos deste século. Antes, eram menos de meia dúzia de veículos mal cuidados. Em 2014, são 37 veículos. Número médio que vem se mantendo desde 2009 (36), 2010 (32), 2011 (36), 2012 (37) e 2013 (36). Veículos novos para atender as necessidades atuais do serviço público. São ambulâncias, caminhões, trator, retroescavadeira, motoniveladora, motos, carros e ônibus, que, além de atenderem ao transporte escolar, servem à população rural e urbana, pois Rio Doce tem linha de transporte urbano pela primeira vez em sua história.

A frota municipal é constantemente renovada e ampliada. Nos anos recentes recebemos patrol, retroescavadeira, caminhão báscula, caminhão pipa e uma pá carregadeira - somados, um investimento do Governo Federal em Rio Doce na ordem de R$ 1.400.000,00. Estes equipamentos vieram contribuir para a melhoria de vida de todos riodocenses e, em especial, o atendimento mais eficiente aos produtores rurais do município.