Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo sempre focada em realizar suas ações voltadas para o interesse e necessidade da população e com a sua participação, leva continuamente às reuniões dos Conselhos Municipais de Cultura e Patrimônio e Turismo, as suas propostas artístico-culturais para a apreciação e aprovação ou não dos conselheiros municipais, representantes legais dos moradores locais. Uma das últimas aprovações e que agradou imensamente a todos os riodocenses foi a contratação das Bandas CM5 e Lex Luthor para apresentação durante a festa comemorativa dos 50 Anos de Rio Doce. A mais recente autorização dos conselheiros foi destinada aos integrantes do Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário de Santana do Deserto, bem imaterial do município, para a realização de oficinas de dança e construção de instrumentos de percussão e adereços que serão aplicadas pelos integrantes da Comunidade dos Arturos, de Contagem. Um compromisso assumido pelos Conselheiros na última reunião do dia 10/05, foi a de ajudar dentro da cidade de Rio Doce para um maior envolvimento dos riodocenes, na divulgação da festa anual dedicada a Nossa Senhora do Rosário, organizada pelo Grupo Congo. Este ano a festa está agenda para acontecer nos dias 12 e 13 de outubro na comunidade de Santana.

Pensando também na formação de plateia, a Secretaria desenvolve o projeto de aulas de Canto Coral, voltado para participantes de todas as faixas etárias da comunidade, a preparação de jovens músicos da corporação musical Santo Antônio para atuarem no projeto de musicalização infantil na escola Lucília Lobo Pereira e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação serão oferecidas semanalmente sessões de cinema com discussões e comentários para os alunos das escolas municipais da cidade.

No momento, a equipe da Secretaria de Cultura está trabalhando na busca de parceiros para a realização da II Feira Gastro Cultural, evento que envolve produções artístico-culturais e de gastronomia e a terceira edição do “Rio Doce Mostra Cinema” com a realização de oficinas de produção áudio-visual e sessões especiais de cinema. O tema da Mostra deste ano são os Causos e as Histórias de Rio Doce e as receitas de Fulô e Ondina. A Feira Gastro Cultural e a Mostra de Cinema acontecem no mês de setembro.

Enquanto setembro não chega, estão sendo realizadas as inscrições para a formação do grupo de quadrilha junina que representará Rio Doce no concurso anual de Quadrilha Junina promovido pelo Circuito Turístico Serras de Minas.

ESPORTE

O complexo cultural/esportivo formado pelo Centro Comunitário, quadra coberta, quadra de areia e futebol soçaite, ao lado do Estádio Caetano Cenachi chama a atenção de quantos amam o esporte.

No Complexo Esportivo temos Campo Oficial de Futebol (Estádio Caetano Cenachi, com iluminação), Campo de Futebol Soçaite (com iluminação), Quadra Coberta (com iluminação), Campo de Areia, 5 Vestiários, Lavanderia, Lanchonete (com banheiros), Arquibancada Coberta. A rua ao lado serve de pista para caminhadas.

O Complexo Esportivo atende diariamente os alunos da Escola Municipal e da Escola Estadual na preparação para os Jogos Escolares. Atende ainda a Guarda Mirim, Grupo de Capoeira, atletas da Escolinha de Futebol, atletas do Esporte Clube Riodocense, Veteranos, Voleibol, Futsal feminino e masculino. Todos estes projetos reunidos atendem cerca de 600 jovens e adultos.

Esta estrutura está disponível à comunidade urbana e rural, sendo os horários agendados com antecedência e garantida a disponibilidade do espaço reservado.