A implantação do Serviço de Assistência Social como política pública do Município de Rio Doce iniciou-se em julho de 2001, vinculado à Secretaria de Saúde. Em setembro de 2006, a Câmara dos Vereadores aprovou a autonomia da Assistência Social através do projeto de Lei que cria a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Assistência Social conta com Programas, Projetos e Serviços de Proteção Social Básica. Todos os projetos e serviços são desenvolvidos com a equipe do CRAS que é composta de: Psicólogo, Assistente Social, Coordenador, Orientador Social, Professor de teatro, Advogado, Oficineiro. Sete pessoas no total.
O CRAS iniciou sua operacionalização em julho de 2004.
O Cadastramento Único para programas sociais é realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com um responsável pela Habitação, um coordenador de Bolsa Família, um digitador de Cadastro Único e a secretária.
Conselhos vinculados a Secretaria: CMAS; CMDCA; Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social; Conselho Municipal Antidrogas.